Ortopedia e Traumatologia
Artrose no Joelho
É uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem e de todas estruturas que compõe as articulações.
A artrose primária que é a mais comum, é causada pelo desgaste natural da articulação com o passar dos anos, além de sofrer influência de outros fatores, como por exemplo, a obesidade, doenças reumatológicas, entre outras, que podem acelerar esse processo.
Os principais sintomas são: dores no joelho, inchaço e presença de estalos no movimento.
As pessoas mais afetadas são em especial os idosos e as pessoas obesas.
Para o tratamento é importante saber que o desgaste é progressivo e é irreversível. O fortalecimento muscular é fundamental para o seu tratamento mais duradouro. A medicação é paliativa em casos iniciais de dores muito agudas, mas a longo prazo, a reabilitação é o melhor remédio.
Condromalácia Patelar
É uma doença caracterizada por lesões/desgaste da cartilagem do osso denominado patela.
Entre os pacientes sintomáticos, os sintomas mais comuns são: dores na parte da frente do joelho, inchaços ou creptações.
Os pacientes são, em geral, do sexo feminino, na fase adulta ou da adolescência.
O tratamento na grande maioria dos casos é a reabilitação com alongamento, fortalecimento muscular. Esses procedimentos em grande parte são suficientes no tratamento. Porém, em casos em que se persista a dor ou do agravamento dos demais sintomas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Fasceíte Plantar / Esporão do Calcâneo
É uma doença caracterizada pela inflamação ou degeneração da fáscia plantar, que é uma membrana que recobre a musculatura da sola do pé.
Não se conhece a sua causa exata, mas na maioria dos casos a dor é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar, pela repetição de micro traumatismos nessa região ou pelo excesso de peso.
Os principais sintomas são: dor em pontadas (principalmente no calcanhar), dor ao apoiar o pé no chão e dor intermitente ao longo do dia.
Os pacientes mais afetados são homens e mulheres entre 40 e 60 anos.
Há várias formas de tratamento, podendo ser realizado através do uso das palmilhas ortopédicas, a fisioterapia e alongamentos específicos e a redução do peso, quando necessário. Tudo vai depender do diagnóstico do ortopedista e a definição em conjunto, da melhor conduta para o paciente.
Hérnia de disco
Ela é uma doença que resulta da mudança de posição dos discos intervertebrais, ou de partes dele, fazendo com que haja a compressão de raízes nervosas que saem da medula.
O disco intervertebral é composto pelo anel fibroso, que fica na parte mais externa do mesmo, responsável pela estabilidade estrutural do mesmo, e do núcleo pulposo, responsável por sua elasticidade e capacidade de resistir a impactos.
Ela pode ser causada naturalmente pelo envelhecimento, que faz com que o anel fibroso naturalmente se enfraqueça, pela recorrente má postura durante um longo período ou por exercícios físicos atividades laborais.
Os principais sintomas dependem da localização da hérnia de disco, sendo os principais a dores e fraqueza muscular, além de mudanças na sensibilidade .
As pessoas mais afetadas são as acima de 35 anos, sedentários, pessoas com sobrepeso.
O tratamento inicial é com analgésicos para o alívio da dor,, mas é importante a mudança de postura e o fortalecimento da musculatura paravertebral, através da fisioterapia, RPG, pilates e musculação específica.
Bursite
É uma doença caracterizada pela inflamação das bursas, que são pequenas bolsas que ficam entre os ossos, músculos e tendões.
É muito associado a uso repetitivo das articulações. Ela pode ocorrer nos ombros, joelhos, quadril e cotovelos.
Ela é comum em trabalhadores que praticam atividades com movimentos repetitivos.
Os principais sintomas são: dores nas articulações, limitação na movimentação pela dor e inchaço na área afetada.
No tratamento inicial pode ser usado gelo, que reduz o edema e a dor. Anti-inflamatórios podem ser úteis para ajudar no controle dos sintomas por um curto período, mas a fisioterapia é importante para reabilitação.. Muito raramente, em casos especicficos é necessario a cirurgia.
Tendinite no Quadril
O quadril é uma região extremamente importante e usada de forma contínua durante a vida. Por seu desgaste natural pela deambulação, pode estar relacionada a diversas patologias e manifestações. Desse modo, a tendinite no quadril é a inflamação de algum tendão localizado no quadril. Tendinites e lesões geralmente afetam os tendões dos músculos glúteo médio e mínimo
A causa está relacionada a fraqueza e desequilíbrio muscular que resultam na sobrecarga dos tendões.
Os principais sintomas são: dor no lado do quadril inflamado, sensação de queimação e desconfortos, fraqueza na realização da abdução. A palpação lateral do quadril geralmente piora a dor.
Os sintomas são muito parecidos com os da bursite trocantérica, mas em casos ruptura dos tendões, costumam ser mais intensos. A bursite é quase sempre associada a lesões dos tendões. O tratamento conservador, com aplicação de gelo, analgésicos e fisioterapia para o alongamento e fortalecimento do local tem sucesso na grande maioria dos casos.
A cirurgia é reservada para casos refratários e de maior gravidade
Dr Airthon Correia
CRM SP 178868 RQE 80268 TEOT 16584
"Uma vida saudável deve ser pensada a longo prazo, e não somente tendo em vista as dores do presente"
LOCAL DE ATENDIMENTO
AKRO Clínica
Rua Tabapuã 100 - conj . 131 - Itaim Bibi - São Paulo SP