Esse exame pode ajudar em programas de ganho de massa muscular ou até mesmo de emagrecimento por fornecer informações precisas sobre a composição corporal. Nele são realizadas as seguintes leituras:
- Aferição do peso;
- Gordura corporal total;
- Massa muscular e óssea;
- Quantidade de água;
- Nível de gordura visceral;
- Taxa metabólica basal.
O exame de bioimpedância dura apenas dois minutos e é feito com o posicionamento de 2 eletrodos nas mãos e nos pés do paciente para a passagem de uma corrente elétrica de baixa frequência que atravessa o corpo. Tudo é feito rapidamente de forma segura e não invasiva, sem nenhuma dor e com alto grau de exatidão.
A bioimpedância fornece um quadro completo da massa muscular presente no tronco, membros inferiores e superiores, com o acompanhamento da evolução física ao adequar exercícios e a dieta complementar para o paciente atingir seus objetivos.
Contudo, é preciso lembrar que o exame de bioimpedância não é recomendado para pacientes que possuem marcapasso, pinos de metal no corpo, parafusos ou então mulheres em período de gravidez.
Preparo exame de bioimpedância
- 1. Manter 3 horas de jejum antes do exame.
- 2. Urinar imediatamente antes de fazer a avaliação.
- 3. Não ingerir bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína (refrigerantes, café, chocolates, chá verde) nas 24h anteriores;
- 4. Não praticar exercícios intensos nas 3 horas que antecedem o exame;
- 5. Não passar talco ou cremes nos pés e mãos;
- 6. Não usar meias, brincos, relógios ou bijuterias durante o exame;
- 7. Evitar uso de medicamentos diuréticos no dia anterior;
- 8. Realizar sempre os exames em condições semelhantes para garantir precisão: mesmo tipo de roupa, antes das refeições ou exercícios, e atenção ao ciclo menstrual (no caso das mulheres).
Este exame é contraindicado para pessoas com dispositivos metálicos (marca-passo, placas, pinos etc.) e gestantes.
Tipo de roupas para realizar o exame
Homens: calção esportivo e camiseta
Mulheres: shorts e top de academia.
