Com o aumento de números de praticantes do beach tennis, tenho atendido cada vez mais pessoas com queixas de dores nos ombros, cotovelos, punhos e com diagnóstico de tendinites.
E por que ocorre isso?
Muitas pessoas que começam a praticar o beach tennis passaram um grande período sedentárias, sem realizar atividades físicas, por diversas razões — uma das principais, a pandemia.
Essas pessoas transitaram de um estágio sedentário para, em pouco tempo, estar a realizar com frequência atividades com movimentos repetitivos intensos, que geram forças de impacto e principalmente tração nos tendões, repetidamente. Alguns relatam rotinas de jogos de 3 a 4 horas.
A tendinite ocorre mais facilmente em pessoas que vieram de uma fase sedentária. Pela falta de atividades físicas, os tendões sofrem adaptações: perdem força, elasticidade e consistência. Um tendão fragilizado, submetido a impacto constante (como o da raquete contra a bola), inflama e se degenera — processo conhecido como degeneração tendínea.
É mais provável ocorrer em indivíduos destreinados, mas também pode afetar praticantes experientes por excesso de horas de jogo, falta de alongamento e ausência de fortalecimento específico.
O ombro, por ser uma articulação altamente exigida no beach tennis, é muito acometido entre os praticantes.
Os tendões mais acometidos são os do manguito rotador, com quadros de tendinite e até rupturas. Outras lesões como luxação, lesão SLAP também podem ocorrer.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade dos sintomas e das alterações vistas nos exames de imagem.
No vídeo e nas imagens abaixo, mostro uma infiltração guiada por ultrassom, na qual aplico medicações que reduzem a inflamação e melhoram a qualidade do tendão.
Esse é um procedimento que realizo em casos mais intensos ou crônicos, com dor persistente e limitação funcional durante o esporte.

O tratamento adequado, precoce e com acompanhamento profissional é fundamental para quem deseja continuar praticando beach tennis sem dor.



Dr. Airthon Correia
CRM SP 178868 | RQE 80268 | TEOT 16584