Lesão do manguito rotador

Dor, dificuldade ou fraqueza para levantar o braço pode ser a lesão/tendinopatia do Manguito Rotador.

A ruptura total ou parcial dos tendões desta região compromete o conjunto dos quatro músculos do manguito.

As lesões podem ir desde uma inflamação do tendão causado pelo desgaste ou impacto nas articulações desta região. O diagnóstico pode ser a famosa tendinite, que é muito associada à bursite, até lesões com rupturas parciais ou completas do tendão.

Principais sintomas da lesão do manguito rotador

  • Dor noturna
  • Dor que irradia para a lateral do ombro
  • Dor ao fazer movimentos cotidianos como pegar um objeto, vestir ou pentear-se
  • Diminuição da força

Causas da lesão do manguito rotador

Além de traumas, o esforço repetitivo e o desgaste natural são as principais causas das lesões do manguito rotador.

A dor no ombro por lesões no manguito rotador é comum em trabalhadores que realizam esforços intensos ou repetitivos, com ergonomia inadequada, além do processo natural de envelhecimento e outros fatores de risco como tabagismo e diabetes.

Também pode acometer praticantes de atividades físicas e esportistas profissionais como tenistas, goleiros, jogadores de vôlei, fisiculturistas — levando à perda de desempenho e performance.

Diagnóstico

O diagnóstico das lesões do manguito rotador é realizado a partir da consulta em que o especialista avalia as queixas do paciente, o exame físico e exames de imagem.

Tratamento

O tratamento depende da complexidade da lesão e do tendão afetado. Fica a cargo do médico ortopedista a indicação do método mais eficaz.

A reabilitação passa pelo fortalecimento da musculatura do manguito. A prevenção das lesões envolve a postura e biomecânica dos movimentos correta, evitar sobrecarga e condicionar toda a musculatura do ombro.

É bom lembrar que a prevenção é sempre a melhor opção!

Dr Airthon Correia
CRM SP 178868 | RQE 80268 | TEOT 16584