Com o aumento de números de praticantes do beach tennis, tenho atendido cada vez mais pessoas com queixas de dores nos ombros, cotovelos, punhos e com diagnostico de tendinites.
E por que ocorre isso?
Muitas pessoas que começam a praticar o beach tennis, passaram um grande período sedentárias, sem realizar atividades físicas, por diversas razões e uma das principais, a pandemia.
Essas pessoas transitaram de um estágio sedentário para, em pouco tempo estar a realizar com frequência, atividades com movimentos repetitivos intensos, que levam a forças de impacto e sobretudo a forças de tração no tendão, repetidas vezes. Alguns relatam que estavam vindo de rotinas de jogos de 3 a 4 horas.
A tendinite ocorre mais facilmente em pessoas que vieram de uma fase sedentária, pois pelo fato dessas pessoas não realizarem atividades físicas, ocorrem adaptações nos tendões, que resultam em diminuição da sua força, diminuição da elasticidade. Esse tendão fragilizado submetido a movimentos repetitivos, como os do uso da raquete para bater a bola, o impacto da bola, no momento da batida, ao ser submetido a esse “estresse” ele inflama e começa a “desgastar”, ou seja perde a sua qualidade, consistência e elasticidade – degeneração tendínea.
É mais provável ocorrer isso em indivíduos destreinados, mas também ocorre em praticantes mais experientes, pelo excesso de horas de jogo, falta de alongamento e fortalecimento especifico.
O ombro por ser uma articulação extremamente requisitada na execução dos movimentos, no beach tennis acaba sendo muito acometido , entre os praticantes.
Os tendões mais acometidos são os tendões do manguito rotador, por tendinites, rupturas, mas outras lesões como luxação do ombro, slap, também podem ocorre
Tratamento
O tratamento depende de cada caso, da gravidade dos sintomas e alterações visualizadas em exames de imagem.
No vídeo e nas imagens é possível ver uma infiltração, guiado por ultrassom, em que realizo a aplicação de medicações que diminuem o processo inflamatório e melhoram a qualidade do tendão.
Procedimento este, que realizo em pacientes com quadros mais intensos ou crônicos , que estão causando dor, limitação na pratica do esporte, por um bom tempo.

O tratamento adequado, de forma precoce e com o acompanhamento necessário é crucial, para quem quer continuar a pratica o beach tennis.



Dr Airthon Correia
CRM SP 178868 RQE 80268 TEOT 16584